Fertilização In Vitro
O que é a Fertilização In Vitro?
A fertilização in vitro, conhecida também pelo apelido “FIV”, é uma técnica de reprodução assistida que conta com altas chances de sucesso e é indicada para inúmeros casos, inclusive os casos onde as condições para a gravidez são mais adversas. Em resumo, o tratamento envolve a coleta de óvulos e espermatozoides, seguida da sua fecundação (realizada em laboratório) e da implantação do embrião no útero, após este ter seu desenvolvimento monitorado de perto pelos médicos e embriologistas responsáveis.
Na clínica OrigenRio, durante a etapa de fecundação, utilizamos a técnica chamada Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI). Esse procedimento consiste na introdução de um único espermatozoide no interior do óvulo. Além de ser a técnica que apresenta melhores resultados, a ICSI é a forma mais assertiva de combater quadros graves de infertilidade seminal. Como trata-se de um procedimento complementar à FIV, vamos nos referir ao tratamento como um todo pelo nome de FIV/ICSI.
Como é realizada a FIV/ICSI?
O tratamento de FIV/ICSI está dividido em 6 etapas: estimulação ovariana, punção folicular, fecundação via ICSI, cultivo dos embriões, implantação dos embriões e criopreservação dos embriões sobressalentes. Veremos cada uma delas detalhadamente a seguir.