Reversão de Vasectomia

 

 

 

A vasectomia é um procedimento de esterilização masculina voluntária que, apesar de ser considerado definitivo, pode sim ser revertido. De fato, 8% dos homens que recorreram a esse método no passado acabam optando por revertê-lo posteriormente.

Se a vasectomia consiste na obstrução dos canais deferentes do homem (que transportam os espermatozoides), a reversão da vasectomia nada mais é do que a religação desses canais, permitindo novamente a união entre os gametas e o líquido seminal. Se a microcirurgia for realizada até 3 anos após a primeira vasectomia, as chances de sucesso da reversão são de 97% e as de gravidez são 76%. Esses números caem para 88% e 53% se o período entre os dois procedimentos for de 3 a 8 anos.

Apesar de ser uma cirurgia simples e que apresenta bons resultados geralmente, dependendo do caso pode ser mais aconselhável o uso de outros métodos para que o casal possa engravidar, como FIV/ICSI nos casos de reversão realizada há mais de 5 anos e de parceira com mais de 35 anos de idade. Com esses métodos, os espermatozoides serão extraídos diretamente dos testículos (TESA) ou do epidídimo (PESA), sem necessidade de ejaculação.