Ultrassonografia Pélvica

 

 

 

A ultrassonografia é uma técnica não invasiva de diagnóstico por imagem que funciona através da emissão e recepção de sons (ecos). Com ela podemos identificar e avaliar os órgãos internos de maneira fácil, inclusive o útero e os ovários, permitindo o rápido diagnóstico e, consequentemente, tratamento da infertilidade feminina.

O exame permite o diagnóstico de muitos problemas no útero, tais quais miomas, pólipos, alterações endometriais e malformações. Também é possível detectar cistos, endometriomas e outros tumores nos ovários, além de permitir a avaliação da reserva folicular pela contagem de folículos antrais. Já nas tubas uterinas, é possível ver se há concentração de líquido (hidrosalpinge). Pode ajudar até na identificação de endometriose pélvica.

A ultrassonografia também é utilizada nos tratamentos de inseminação intrauterina (IIU), FIV/ICSI e indução de ovulação via relação sexual programada. É através dela que se acompanha o desenvolvimento da espessura endometrial e o crescimento dos folículos durante a fase de estimulação ovariana. No caso de FIV/ICSI, é também com ela que se guia a punção folicular para a captação dos óvulos. O exame também é fundamental no momento da transferência dos embriões.